AMIGOS DO CATEQUESE EM REDE

sábado, 7 de janeiro de 2012

Folia de Reis

 

Em homenagem aos Santos Reis, os católicos realizam a folia de reis, que se inicia em 24 de dezembro, véspera do nascimento de Jesus, indo até o dia 06 de janeiro, dia em que encontraram o menino.

A folia de reis é de origem portuguesa e foi trazida para o Brasil por esses povos na época da colonização. Durante os festejos, os grupos saem caminhando pelas ruas das cidades, ou por comunidades rurais, levando as bênçãos do menino para as pessoas que os recebem. É tradição que as famílias ofereçam comidas aos integrantes do grupo, para que possam levar as bênçãos por todo o trajeto,

Em muitas comunidades rurais e das perfierias urbanas, grupos de folias de reis são formados como manifestação de fé ao Menino Jesus. No norte de Minas e Vale do Jequitinhonha, há grupos de 100, 200 anos, geralmente formado por gerações de um mesmo grupo familiar, que saem todo fim de ano, cantando, dançando, tocando rabeca, viola e violão, acompanhados de tambores, rezando, jogando versos de bênçãos à casas simples, de beira de estrada, de grotas pouco visitadas ou de fazendas opulentas, de fartura benevolente temporária.

Alguns são mais conhecidos talvez pelo registro de antropólogos e comunicadores como da Família Figueiredo, em Januária,  ou dos Azevedo, da família de Téo Azevedo, no Alto Belo, em Bocaiúva.

Eu conheço a Festa de Santos Reis de Porteirinha-MG, é uma linda tradição que movimenta toda a cidade!

(KSSK)0004

3 comentários:

  1. Que ótimo ver que há uma tradição tão bonita, aqui mesmo no Brasil.
    As mais conhecidas ocorrem na Espanha, no México e no Peru.

    Tenha um ótimo ano de 2012 e que Deus lhe abençoe.
    Até breve!

    ResponderExcluir
  2. Selinho pra você, um selinho super legal!!! pegue-o pra você: http://catequesecomcriancas.blogspot.com/2012/01/catequese-com-criancas-e-bom-d.html

    paz e luzzzzzzzz

    ResponderExcluir

Obrigado por visitar nosso Blog e comentar! Volte sempre! Jesus te ama incondicionalmente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...